Esmeralda Penha Gazal

Nome e idade.
Esmeralda Penha Gazal – 26/05/1953 = 62 anos e 7 meses

Há quanto tempo você dança?
Comecei meus estudos de balé clássico aos 6 anos, com a professora Maria Isabel.
Meu primeiro trabalho profissional – remunerado – foi aos 13 anos, no filme “O Corinthiano” de Anibal Mazzaroppi, com coreografia de Maria Helena Mazzetti.
Aos 15 anos ingressei no Corpo de Baile do Theatro Municipal, hoje, Balé da Cidade de São Paulo, no ano em que a companhia foi criada, 1968.

Onde você se formou e quais foram seus principais mestres?
Sou formada pela Escola Municipal de Bailado de SP e em Licenciatura, Bacharelado e Produção em Dança, pela Universidade Anhembi-Morumbi.
Tenho em paralelo aos cursos de dança, graduação em Pedagogia, pós-graduação em Metodologia do ensino das artes, e no momento sou mestranda em educação.
Tive e tenho excelentes mestres.

Como surgiu o amor pela dança e que fez você querer trabalhar com ela?
A dança me “laçou”, me envolveu. Quando percebi não tinha como voltar atrás, estava comprometida. Tive momentos inesquecíveis como bailarina, e como professora tenho a oportunidade de participar da formação de bailarinos e indivíduos. Estou com a dança toda a minha vida, e ela comigo.

Por que dançar no Anacã é tão bom?
Dançar é maravilhoso! No Estúdio Anacã a dança para mim está entre o fazer profissional, o renovar/aprender/criar constantemente e o prazer das relações interpessoais num ambiente pleno de boas energias. Um desafio e uma realização.

COMPARTILHE O ANACÃ NAS REDES SOCIAIS